Participantes

Ana Teixeira

Brasil

(1957, Caçapava / São Paulo, Brasil)

Quando se fala em ter contato com arte, em geral imaginamos uma visita a um museu. A arte contemporânea, no entanto, quer justamente sair do museu, misturar-se com a vida cotidiana. Para isso, vai se espalhando pelas ruas, às vezes toma de assalto a internet e, numa tarde quente de verão, mergulha com você na piscina do Sesc Sorocaba.

A intervenção “Em contato” de Ana Teixeira segue essa linha da arte que não quer apenas ser contemplada. Ela quer participadores, ela quer puxar você para o campo do poético num momento de lazer, ela quer que sua rotina receba uma cor diferente, cor de arte. A sua vida é a tela, e Ana Teixeira vai fazendo arte junto com você, graças aos seus gestos. Esse tipo de arte, em geral chamada de arte relacional, teima em re-estabelecer elos sociais entre as pessoas, insiste no caráter coletivo da sociedade, tem essa ideologia, talvez utópica, de quebrar o individualismo. Ora, uma pintura é para ser contemplada por uma pessoa só, em silêncio, não é uma atividade coletiva. A vertente relacional da arte contemporânea, ao contrário, preza o coletivo. Você vai virar um plural EM CONTATO com o outro. Antes, cada boia era uma palavra. Conectadas, essas boias viram uma frase, um poema. Não apenas o “Hoje”. É o “Hoje Mais Ainda”.

À medida em que as boias são conectadas formam-se desenhos na piscina, linhas brancas na água azul, que se movem com os mergulhos e pernadas. Mesmo para quem não participa mergulhando diretamente no trabalho, a obra propicia momentos estéticos, no mínimo de contemplação à distância.

Quantas frases pode-se fazer com as 14 palavras oferecidas nas boias, sem repetir palavras? 236.975.164.904. Mais de duzentos bilhões. Com tão poucas palavras é possível criar tantos poemas. Imagine então o que é possível criar com todas as palavras e encontros com outros poetas que a vida nos traz. Dá para fazer da vida uma obra de arte interminável. Arte como imortalidade. É só ficar EM CONTATO.

 

Paula Braga

Obras do artista