A Trienal

Palavra do Diretor

Olhar pelas Frestas

A primeira edição do Frestas – Trienal de Artes nasce de uma partitura plural, formada por núcleos expositivos, simpósio e diversificadas ações. Sua criação foi inspirada nas experiências marcantes do projeto Terra Rasgada, realizado na década de 1990, em colaboração com os artistas da cidade. Os dois projetos carregam no título o sentido do nome Sorocaba, que, traduzido do tupi-guarani, significa o “lugar da rasgadura”.

Com realização do Sesc e curadoria geral de Josué Mattos, o projeto transdisciplinar, com foco nas artes visuais, conta com a participação de artistas de diferentes gerações e nacionalidades. A curadoria se estrutura a partir da frase interrogativa: “O que seria do mundo sem as coisas que não existem?”, inspirada no espetáculo teatral "O que seria de nós sem as coisas que não existem" concebido e montado, em 2006, pelo Lume Teatro - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Universidade Estadual de Campinas.

Com o intuito de criar ações colaborativas entre instituições públicas e independentes, instaladas em Sorocaba e região, bem como aliar processos educativos e de formação continuada, foram estabelecidas parcerias com a Prefeitura Municipal de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura. Dessa forma, também abrigam o projeto o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, o Barracão Cultural, o Palacete Scarpa e o Pátio Cianê Shopping.

Em 2015, a continuidade de Frestas prevê um simpósio internacional, que apresentará reflexões acerca da trienal, e o projeto Poipoidrome, com obras de artistas da região que frequentam, desde 2013, os encontros do Ateliê de Pesquisa em Poéticas Visuais, com coordenação do curador Josué Mattos, além de trabalhos de artistas convidados.

Nessa perspectiva, o Sesc, ao idealizar e abrigar tal proposta, possibilita o acesso aos bens culturais, estende as parcerias locais e participa dos processos de transformação da arte contemporânea, fomentando o compartilhamento de saberes e buscando ampliar as formas de compreensão do fazer artístico.

Um convite para descobrir, pelas frestas, outros olhares e sentidos, diversificando as experiências no cenário da fruição artística e procurando estimular percepções e reflexões sobre as inquietações de nosso tempo.

Danilo Santos de Miranda – Diretor Regional do Sesc São Paulo

 

Look through the Cracks

The first edition of Frestas – Art Triennial is born out of a plural score, expository cores, symposium and diversified actions. Its creation was inspired by the striking experiences provided by the project “Terra Rasgada”, held in the 1990s, in partnership with local artists. The two projects carry in their tittles the meaning of the name “Sorocaba” that, translated from Tupi-Guarani, means “place of slit”.

With execution by Sesc and curation by Josué Mattos, the transdisciplinary project, focused on the visual arts, has participation of artists of different generations and nationalities. It is developed from the interrogative “What would the world be without the things that do not exist?”, inspired by the play “What would we be without the things that do not exist?” conceived and set up in 2006 by Lume Teatro – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Universidade Estadual de Campinas (Interdisciplinary Core of Theater Research at the University of Campinas).

With the purpose of creating collaborative actions between private and independent local institutions, as well as combing educative processes and continuing education partnerships were established with the Sorocaba City Hall, through the Secretary of Culture. The Estrada de Ferro Sorocabana Museum, Barracão Cultural, Palacete Scarpa and Pátio Cianê Shopping also cover the project.

In 2015, the continuity of Frestas foresees the holding of an international symposium that will present reflections concerning the triennial, as well as the Poipoidrome project, featuring works by artists from the region who since 2013 have attended the meetings of the Studio for Research in Visual Poetics, coordinated by curator Josué Mattos, along with works by invited artists.

An invitation to discover, through the cracks, different looks and senses, diversifying the experiences in the artistic enjoyment and seeking to stimulate perceptions and reflections on the questioning of our time.

Danilo Santos de Miranda – Regional Director of Sesc São Paulo