Barbara Wagner
(1980, Brasília, Brasil / Berlim, Alemanha)
As correntes neoevangélicas vêm ganhando grande força no cenário político e social brasileiro — a construção do Templo de Salomão é um marco histórico desse fenômeno, cruzando capital, política e fé. A mídia constrói boa parte do imaginário que recai sobre esse “novo” grupo: estabelece um cenário, elege representantes de uma comunidade heterogênea e diversa. No entanto, a existência e a particularidade dos crentes e suas igrejas pelo Brasil (22,2% da população brasileira, segundo o Censo de 2010) é envolta por inúmeras especulações e preconceitos, atingindo, também, questões de classe social e segregação. Na série Crentes e Pregadores, Bárbara Wagner buscou retratar as figuras menos conhecidas desse fenômeno em fotografias que utilizam técnicas publicitárias para apontar uma existência silenciosa. Hábitos, gostos e subjetividades pessoais são condensados nas formas de vestir, nos gestos, nas poses e nas expressões; os crentes e pregadores são muitos e distintos. Estes retratos não se apresentam como exemplares etnográficos de uma cultura distante, mas apontam para a presença de pessoas comuns que vivem sua fé à sombra de interesses políticos e sociais, cada vez mais influentes em plano nacional.
The neo-evangelical trends have been gaining strength in the Brazilian social and political scene – the construction of the Templo de Salomão mega-church is a milestone of this phenomenon, combining capital, politics and faith. The media constructs a good part of the imaginary that falls on this “new” group: it establishes a scenario and elects representatives from a heterogeneous and diverse group. Nevertheless, the existence and the particularity of the believers and their churches in Brazil (22.2% of the Brazilian population, according to the 2010 census) is surrounded by countless speculations and prejudices, while also touching on questions of social class and segregation. In the series Crentes [Believers] and Pregadores [Preachers], Barbara Wagner sought to portray the less well-known characters of this phenomenon in photographs that use advertising techniques to reveal a silent existence. Personal habits, tastes and subjectivities are concentrated in the ways of dressing, gestures, poses and expressions; the believers and preachers are many and diverse. These portraits are not presented as ethnographic examples of a distant culture, but point to the presence of common people who live their faith in the shadow of political and social interests, increasingly influential at the national level.
Isabela Rjeille