Participantes

Barbara Wagner

Brasil

(1980, Brasília, Brasil / Berlim, Alemanha)

As correntes neoevangélicas vêm ganhando grande força no cenário político e social brasileiro — a construção do Templo de Salomão é um marco histórico desse fenômeno, cruzando capital, política e fé. A mídia constrói boa parte do imaginário que recai sobre esse “novo” grupo: estabelece um cenário, elege representantes de uma comunidade heterogênea e diversa. No entanto, a existência e a particularidade dos crentes e suas igrejas pelo Brasil (22,2% da população brasileira, segundo o Censo de 2010) é envolta por inúmeras especulações e preconceitos, atingindo, também, questões de classe social e segregação. Na série Crentes e Pregadores, Bárbara Wagner buscou retratar as figuras menos conhecidas desse fenômeno em fotografias que utilizam técnicas publicitárias para apontar uma existência silenciosa. Hábitos, gostos e subjetividades pessoais são condensados nas formas de vestir, nos gestos, nas poses e nas expressões; os crentes e pregadores são muitos e distintos. Estes retratos não se apresentam como exemplares etnográficos de uma cultura distante, mas apontam para a presença de pessoas comuns que vivem sua fé à sombra de interesses políticos e sociais, cada vez mais influentes em plano nacional.

The neo-evangelical trends have been gaining strength in the Brazilian social and political scene – the construction of the Templo de Salomão mega-church is a milestone of this phenomenon, combining capital, politics and faith. The media constructs a good part of the imaginary that falls on this “new” group: it establishes a scenario and elects representatives from a heterogeneous and diverse group. Nevertheless, the existence and the particularity of the believers and their churches in Brazil (22.2% of the Brazilian population, according to the 2010 census) is surrounded by countless speculations and prejudices, while also touching on questions of social class and segregation. In the series Crentes [Believers] and Pregadores [Preachers], Barbara Wagner sought to portray the less well-known characters of this phenomenon in photographs that use advertising techniques to reveal a silent existence. Personal habits, tastes and subjectivities are concentrated in the ways of dressing, gestures, poses and expressions; the believers and preachers are many and diverse. These portraits are not presented as ethnographic examples of a distant culture, but point to the presence of common people who live their faith in the shadow of political and social interests, increasingly influential at the national level.

Isabela Rjeille

Obras do artista