Participantes

Fayçal Baghriche

Argélia

(1972, Skikda, Argélia / Paris, França)

Peço por favor / Se alguém de longe me escutar / Que venha aqui pra me buscar / Me leve para passear / No seu disco voador / Como um enorme carrossel / Atravessando o azul do céu / Até pousar no meu quintal... (Arnaldo Antunes)

 

O termo Souvenir,que intitula a obra do artista Fayçal Baghriche, contraria, à primeira vista, o uso comum da palavra, vinculado a ofertas de objetos com origens longínquas em relação às pessoas que os recebem. Enquanto se distancia de convenções e da mercantilização da lembrança, a obra desconsidera o deslocamento do sujeito pela terra como uma experiência a ser atestada com a aquisição e a oferta de pequenos objetos, produtos da indústria turística e cultural. Assim, longe de ser um objeto de determinado local, a obra de Fayçal apresenta o próprio globo terrestre como souvenir. Sendo autoiluminado, ao mesmo tempo em que se movimenta em seu próprio eixo, o objeto desvirtua aquilo que aparentemente busca representar. Daí o fato de uma luz interna, associada ao rápido movimento produzido pela motorização do globo, ser a responsável por abstrair qualquer linha fronteiriça. Ao favorecer a luminosidade interna de um planeta, que é pura escuridão, a obra deixa em segundo plano o valor da representação e favorece um conjunto de ideias desconexas com o real. Nesse sentido, Souvenir é um meio de reconsiderar de que modo as demarcações que definem o cenário geopolítico desse ínfimo globo se perdem na infinita rotatividade da terra. Ao transformar a presença do globo, o artista argelino, radicado na França, sugere o convívio com a ideia de distante vizinhança.  Desse modo, algo o leva a considerar um mundo que insiste em manter viva a sua natureza mais elementar: um infinitesimal planeta situado na Via Láctea, cuja idade aproximada é de treze bilhões de anos, e a vizinhança é marcada por centenas de bilhões de planetas, cujas dimensões fazem da terra um belo grão de areia situado nesta galáxia. O souvenir poderia ser entregue a alguém de Júpiter e serviria como o objeto que se oferta a alguém ao chegar de uma viagem. Ao que alguém poderia dizer: “Olá, passei pela Terra e lembrei de você. Trouxe este souvenir. Vejam como é singelo este pequenino planeta.”

 

 I ask please/ If someone far away can hear me/ That you come here to get me/ Bring me for a ride/ In your flying saucer/ Like a huge carousel/ Crossing the blue of the sky/ Until landing in my backyard… (Arnaldo Antunes)

 

At first sight, it would seem that the word Souvenir,which entitles the work by artist Fayçal Baghrige, is not used in its normal sense, linked to the offer of objects from far away places in relation to the people who receive them. While it is distanced from the conventions and merchandising of memory, the work disregards the movement of the subject over the surface of the earth as an experience to be attested by the purchase and giving of small objects, products of the touristic and cultural industry. Thus, far from being an object from some specific place, Fayçal’s work presents the terrestrial globe itself as a souvenir. Being self-lighted, at the same time that it rotates on its own axis, the object distorts that which it apparently seeks to represent. Therefore, the presence of an inner light, associated with the rapid movement produced by the globe’s motorization, is responsible for abstracting any border line. By fostering the internal luminosity of a planet, which is pure darkness, the work relegates the value of representation to a second level and gives rise to a set of ideas disconnected from the real. In this sense, Souvenir is a means of reconsidering in what way the demarcations that define the geopolitical scenario of this tiny globe are lost in the Earth’s infinite rotativity. By transforming the globe’s presence, the Algerian artist, a residence of France, suggests the idea of a distant neighbor relation. Something thus leads him to consider a world that insists on maintaining its most elementary nature: an infinitesimal planet situated in the Milky Way, whose approximate age is 13 billion years, while the neighbor relation is marked by hundreds of billions of planets, whose dimensions make the Earth a lovely grain of sand located in this galaxy. The souvenir could be delivered to someone on Jupiter and would serve as the object that is offered to someone upon returning from a trip. In which case someone could say: “Hi, I stopped by Earth and thought about you. I brought this souvenir. Look how simple this tiny planet is.”


Josué Mattos

Obras do artista