Participantes

James Webb

África do Sul

(1975, Cape Town, África do Sul)

Os três projetos que o artista sul-africano apresenta em Frestas – Trienal de Artes aproximam o público de um corpo significativo de ideias construídas como obras sonoras e visuais. Nelas, a teleologia é vista como um motor, que cruza questionamentos sobre a perda, a permanência, o lugar de residência e o paradoxal relato sobre a experiência do pós-morte. Ao contrapor procedimentos como enquetes, entrevistas e coletas de sons de origens distintas, ele elabora projetos que tocam nas múltiplas percepções de experiências elementares da vida. Em Untitled (After death), o artista mostra um conjunto de relatos sobre a experiência da quase-morte, produzindo espaços simbólicos de discussão com a neurociência. Com isso, busca encontrar meios de produzir entendimentos distintos sobre o pensamento cerebral e sobre aquele desenvolvido pela consciência. Em There’s no place called home, cantos de pássaros de origens distintas convivem temporariamente em uma ou mais árvores, evocando, para além de sua carga poética, assuntos políticos relativos às forças irrestritas e especulativas que insistem em guerrilhar por demarcações de territórios, assombrando, assim, a história da humanidade. Outro projeto, realizado com uma frase em neon, recebe uma versão traduzida para o tupi-guarani. A obra já foi montada em árabe (na Jordânia) e em chinês. Em Sorocaba, terra batizada pelos índios, ela anuncia o mesmo, embora o contexto possa dar vazão a leituras múltiplas: “há uma luz que nunca se apaga”. Trata-se de um enunciado amplo, embora a versão realizada na Trienal seja pouco acessível àqueles sem alguma intimidade com a língua dos índios, tronco linguístico desde sempre extinguido da educação no país. Ainda assim, nesse contexto, a frase aborda o estatuto daqueles que, não fosse a insistência por manterem seus espaços simbólicos, sociais e culturais acesos – ¬a despeito de deturpações sobre o valor da vida regida pelo capital e instaurada em seus arredores –, teriam se tornado mais uma espécie extinta.

 

The three projects that the South African artist is presenting at Frestas – Trienal de Artes put the public into contact with a significant body of ideas constructed as sonic and visual artworks. In them, teleology is seen as an engine that crosses questionings about loss, permanence, the place of residence and the paradoxical report about after-death experience. By counterposing procedures such as surveys, interviews and gatherings of sounds from different origins, he develops projects that deal with the multiple perceptions of elementary experiences of life. In Untitled (After death) the artist shows a set of reports about near-death experiences, producing symbolic spaces of discussion with neuroscience. In so doing, he seeks to find means to produce different understandings about cerebral thinking and about that which is developed by consciousness. In There’s no place called home, songs of birds from different origins live temporarily together in one or more trees, thus evoking, beyond the work’s poetic charge, political subjects related to unrestricted and speculative forces that insist on waging war for demarcations of territories, thereby alluding to the history of humankind. Another project, made with a phrase in neon light, receives a version translated into Tupi-Guarani. The work has been shown previously in Arabic (in Jordan) and in Chinese. In Sorocaba, a land christened by the Indians, it states the same thing, although the context can allow for multiple readings: “there is a light that never goes out.” It is a wide ranging statement, although the version made for the Trienal is not readily assessable to those unfamiliar with the language of the Indians, a linguistic trunk that has always been stifled in our nation’s schools. Even so, in this context, the phrase refers to the status of those who, were it not for their insistence in maintaining their symbolic, social and cultural spaces alive – despite the perversions of the value of life instated by capitalism –, would have already become one more extinct species.

Josué Mattos