Participantes

Kristina Norman

Estônia

(1979, Talim, Estônia)

Em novembro de 1996, um objeto voador desconhecido apareceu na fazenda Poosimatsu, no nordeste da Estônia. O evento contou com mais de uma testemunha e, em 2007, foi erguido um monumento de pedra em homenagem a esse incidente. A artista Kristina Norman, acompanhada de um dos mais importantes ufologistas da Estônia, participou da inauguração desse monumento, que pode ser vista no vídeo We are not alone in the universe.

Nada disso se desenrola de modo suspeito ou duvidoso. Norman está mais interessada em compreender esse fenômeno, considerando o documentário como uma ferramenta para pensar o lugar da arte em situações improváveis, do que em provar a existência ou a inexistência dos OVNIs. Ao apresentar este vídeo no Brasil, não podemos deixar de considerar que estes objetos desconhecidos também fazem parte da história e do imaginário de uma cidade, desta vez chamada Varginha. Em janeiro daquele mesmo ano, Varginha saiu do anonimato e passou a ser o foco da imprensa brasileira, depois que três crianças avistaram um OVNI.

O que essas duas cidades possuem em comum são os efeitos socioeconômicos que promovem o turismo e o imaginário popular. Como análise de percepção, os monumentos erguidos surgem não apenas como um agradecimento, mas também como um cenário que faz com que essas cidades estejam geograficamente tão distantes e temporalmente tão próximas. 

 

In November 1996, an unidentified flying object appeared at the Poosimatsu farm, in Northeast Estonia. The event was witnessed by more than one person and, in 2007, a stone monument was erected in recognition of that incident. Artist Kristina Norman, accompanied by one or more important ufologists from Estonia, participated in the inauguration of that monument, which can be seen in the video We are not alone in the universe.

None of this takes place in a spurious or doubtful way. Norman is more interested in understanding this phenomenon, considering the documentary as a tool for thinking about the place of art in unlikely situations, than in proving the existence or inexistence of UFOs. As this video is now being presented in Brazil, we cannot help but consider that these unknown objects are also part of the history and imaginary of a Brazilian city, called Varginha. In January of that same year, Varginha emerged from anonymity and entered the spotlight of the Brazilian press, after three children spotted a UFO.

What these two cities have in common are the socioeconomic effects that promote tourism and the popular imaginary. As an analysis of perception, the monuments erected arise not only as an act of acknowledgment, but also as a scenario in which these geographically distant cities are nevertheless very close together in time.