Participantes

Victor Leguy

Brasil

(1979, São Paulo, Brasil)

A Companhia Estrada de Ferro Sorocabana (1875-1971) operou um ___________________________________ nas cidades por onde passou – dentre elas, São Paulo, cujo prédio dividiu com o DEOPS (Departamento Estadual de Ordem Política e Social) durante a Ditadura Militar. Após a falência da Companhia, seu arquivo permaneceu abandonado, no qual ______________, _____________ e ________ acumularam sobre si uma espessa camada de poeira – um cenário fantasmagórico que nos deixa divagar sobre o momento exato de seu abandono, o qual, sem dúvida, foi às pressas. Fragmentada, essa narrativa histórica viu seus elementos tornarem-se peças soltas e deixam-se manipular por mãos curiosas de quem se debruça sobre elas, encaixando-as como lhes convém. A construção da ferrovia, então, pode ser costurada ao ________________ das cidades, à Ditadura Militar ou à memória afetiva de quem se recorda de sua última viagem de trem, ao ouvir o apito anunciando o embarque. A rasura, método emprestado do desenho e da escrita manual, torna-se ___________________ nessa reorganização — o rastro do que outrora existia, mostra-nos que a(s) história(s) se escrevem de forma tão errante quanto os textos. Nessa outra escrita, incorporam-se ___________________ em uma narrativa que escapa ao devaneio e retorna em forma de um suposto _____.

 

The Sorocabana Railroad Company (1875–1971) brought about an ___________________________________ in the cities through which it passed – including São Paulo, where it shared a building with DEOPS [State Department of Social and Political Order], during the military dictatorship. After the company’s bankruptcy, its archive of _______________, ____________ and _________ was abandoned, and became covered in a thick layer of dust – a phantasmagoric scene that makes us wonder about the exact moment of its abandonment, which must have taken place in a hurry. The elements of this fragmented historical narrative became loose pieces manipulated by the curious hands of those who sift through them, organizing them as they deem fit. The construction of the railroad, therefore, can be interlinked with the _________ of the cities, with the military dictatorship, or with the affective memory of those who remember taking their last train trip, or hearing the train whistle announcing the call for “All aboard!” Erasure, a method borrowed from drawing and handwriting, becomes a _______ in this reorganization – the trace of what formerly existed shows us that history is written (or histories are written) in a form just as prone to error as are the texts. In this other writing, _____________________ are embodied in a narrative that escapes from the realm of whimsy and returns in the form of a supposed ______.

Isabella Rjeille

Obras do artista