Quer expor na Trienal? Pergunte-me como.
A artista Christiana Moraes, explica o seu projeto e faz um convite aos artistas que tem o interesse em expor os seus trabalhos na Trienal, confira:
Quer expor na Trienal? Pergunte-me como. é o nome de meu projeto que pretende problematizar as formas de acesso e de circulação da arte no circuito estabelecido promovendo a participação, sem seleção, das obras de quaisquer autores que se identificam como artistas, numa "exposição coletiva" dentro da exposição Poipoidrome, integrante de Frestas - Trienal de Artes, a ser realizada no Sesc Sorocaba entre os dias 4 de março e 3 de maio de 2015. Para que este projeto se realize, gostaria de convidar você, artista de Sorocaba e das cidades vizinhas a participar com seus trabalhos.
O único critério eventual de corte de obras participantes será a restrição espacial do local designado a este projeto, sendo que as adequações requeridas serão feitas em conjunto com os participantes que comparecerem na montagem da exposição, no dia 28 de fevereiro, às 10 horas. Havendo mais obras do que o que o espaço comporta, será privilegiada a ordem cronológica de entrega da Ficha de Participação (clique aqui para fazer o download ou retire a ficha, a partir do dia 19/2, na Central de Atendimento do Sesc Sorocaba) no período abaixo determinado. Não há limite de obras inscritas por artista, mas conto com o seu bom senso e entendimento de que este é um trabalho cuja força reside na multiplicidade de proposições artísticas que ele pode comportar (certamente será muito difícil expor vários trabalhos de grandes dimensões de um mesmo autor).
O ideal é que os artistas expositores no projeto Quer expor na Trienal? Pergunte-me como. espalhem a informação sobre a brecha encontrada de exposição de seus trabalhos em Frestas – Trienal de Artes, convidando outros artistas. Artistas participantes se tornam, portanto, automaticamente representantes do projeto habilitados a convidar outras pessoas, numa sequência continua de transmissão de poder e de tomada do espaço. Para dinamizar esta atuação, bottons com os dizeres Quer expor na Trienal? Pergunte-me como. serão distribuídos em período anterior à abertura da exposição.
Há no espaço concedido ao projeto duas grandes paredes, com cerca de 10m de altura, e um espaço para tridimensionais. Para que diferentes tipos de pesquisas e linguagens possam ser incorporadas à exposição estão previstas a disponibilização de televisões de LCD e de tubo e mesas. Trabalhos de diferentes artistas participantes serão dispostos lado a lado sem o respiro usualmente presente em exposições de arte contemporânea.
As obras deverão ser entregues no Sesc Sorocaba, na sala Frestas, no 1º. andar (ao lado da Sala 1) com a Ficha de Participação devidamente preenchida para cada obra ou série de obras aos cuidados de Fernanda Monteiro ou Christiana Moraes, no sábado, 21 de fevereiro, das 9h às 18h; na terça-feira 24 de fevereiro das 9h às 12h ou na sexta-feira, 27 de fevereiro, das 11h às 19h.
Os trabalhos encaminhados deverão estar em condições de serem expostos. Caso requeiram alguma montagem especial, o artista deverá providenciar os materiais e equipamentos necessários. Obras que necessitem manutenção constante precisam ser detalhadas e o artista deve se comprometer a responder por tal manutenção em dias e horários que serão acordados. Trabalhos em dança ou performance, como os demais, estão sujeitos a disponibilização de espaço e seus horários de ação ou apresentação serão negociados previamente à abertura da exposição. Trabalhos em vídeo devem estar em loop, salvos no formato Mp4 e entregues em pendrive. Todos os trabalhos participantes precisam respeitar os limites espaciais da área designada ao projeto.
O projeto Quer expor na Trienal? Pergunte-me como. abrirá ao público, na quarta-feira, dia 4 de março, com todas as obras participantes expostas e assim permanecerá até o dia 5 de abril, após o que, paulatinamente, irão sendo retiradas e não serão substituídas. O espaço expositivo estará, ao término da exposição, sem nenhuma obra participante exposta.
Conforme as obras forem sendo retiradas da exposição, os artistas serão avisados e seus trabalhos deverão ser retirados em dias e horários a serem acordados com Fernanda Monteiro. Como possivelmente não haverá espaço suficiente para o armazenamento das obras no Sesc Sorocaba para além do período acordado, não poderemos nos responsabilizar por obras não retiradas no prazo a ser combinado.
Qualquer dúvida escrevam para: trienal.perguntemecomo@gmail.com
Aguardo você e seus trabalhos, caro colega!
Christiana Moraes